segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

OS LIVROS QUE MARCARAM MINHA VIDA




        Recentemente, os amigos do Facebook resolveram aderir a uma brincadeira muito válida e, na minha opinião, divertida: listar os dez livros que, de algum modo, marcaram sua vida. Em todas as postagens, as pessoas afirmam ser muito difícil escolher apenas dez, já que cada bom livro lido acaba tendo um papel importantíssimo na vida de um leitor apaixonado. Para mim, também foi complicado escolher, até porque, nos últimos tempos, tenho lido um livro bom atrás do outro. Então, resolvi escrever sobre aqueles livros que viverão para sempre no meu coração; aquelas obras que, em diversas situações cotidianas, se fazem lembrar com seus personagens cativantes, situações inesquecíveis e o estilo incomparável de seus autores. Nada que eu escreva aqui fará jus a o que eu sinto por essas histórias - que eu já considero minhas, por terem sido responsáveis pela minha paixão e dedicação à literatura. Também me pareceu bem difícil explicar porque gosto tanto delas, assim como é difícil para um ser humano explicar e entender a própria personalidade. Só sei que algo aconteceu quando li esses livros, e algo novo acontece sempre que os releio. Por isso os indico e espero que façam a diferença na vida de outras pessoas.


O Mundo de Sofia , de Jostein Gaarder
        
     O estilo incomparável do autor me cativou desde o 1º capítulo desse livro maravilhoso. O romance conta a história de Sofia que, às vésperas de seu aniversário de 15 anos, começa a receber misteriosas cartas contendo questionamentos e ensinamentos filosóficos e, apesar de ser classificado como literatura infanto-juvenil, é indicado para seres humanos curiosos e questionadores de todas as idades. Além de nos apresentar um pouco sobre os principais filósofos e épocas que marcaram a história da filosofia, somos envolvidos por uma história diferenciada e misteriosa que acabou por fazer de Jostein Gaarder um dos meus autores favoritos.



Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

A personagem feminina mais curiosa e peculiar da história da literatura é apenas uma criança. E não poderia ser diferente; o caráter questionador de Alice é típico dessa fase da vida, e Lewis Carroll - pseudônimo do professor Charles Lutwidge Dodgson – a insere em um mundo mágico e nonsense. Me apaixonei e me identifiquei com a personalidade cativante da personagem principal, dei risada das brincadeiras linguísticas presentes na obra, senti arrepios em algumas passagens um tanto estranhas e me emocionei com personagens tão melancólicos e de cunho filosófico. O principal motivo de eu amar Alice no País das Maravilhas? Eu queria estar lá!


As Luzes de Setembro, de Carlos Ruiz Zafón
        
       Perfeição define. Enredo diferente de tudo o que eu já li, personagens complexos e bem desenvolvidos e o estilo ímpar de Zafón definem essa obra prima da literatura contemporânea. Li no início desse mês e ainda estou me perguntando como o autor conseguiu, em apenas 232 páginas, criar uma história tão completa. Eu, que não perco o sono nem com o mais macabro filme de terror, fiquei extremamente perturbada por essa história melancólica e, sim, sinistra. Se quiserem saber mais sobre o livro, leiam a resenha que eu escrevi aqui.





Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J. K. Rowling
          
       Estou lendo o último livro dessa série maravilhosa e já sinto que jamais conseguirei esquecê-la. A saga do bruxinho mais querido e corajoso do mundo é um universo à parte, e Rowling escreve tão bem que me fez acreditar que Hogwarts existe em algum lugar. Escolhi o 3º livro da saga porque foi o que mais despertou emoções em mim: medo, tristeza, felicidade, surpresa, raiva e esperança. Eu diria que obsessão também, pois li super rápido... E nada jamais superará as minhas descobertas sobre Sirius Black – um dos meus personagens favoritos da literatura.





A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak
         
      Comecei a ler. E parei. Comecei a ler novamente. E, novamente, parei. Na terceira tentativa, eu persisti e acabei me apaixonando pela história de Liesel Meminger, a menina que roubava livros. O autor escreve maravilhosamente bem e de uma forma diferenciada, e a história, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, fez muitos leitores chorarem. Histórias que mostram momentos tão terríveis da história nos tocam de modo diferente, pois nos fazem sentir que uma pessoa foi realmente capaz de fazer algo tão desumano com um igual. É uma obra cruel, triste e, ao mesmo tempo, linda – e essa terceira característica se deve à capacidade de Liesel em encontrar refúgio nas palavras em uma época tão difícil. O livro pode ser cansativo no início, mas vale a pena continuar. Sem contar que, quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.


Clarissa, de Érico Veríssimo
         
       Esse livro é tão lindo e simples e fica difícil descrevê-lo. Clarissa é uma menina do interior que mora em Porto Alegre, na pensão da tia, e é através do olhar dessa personagem que Érico Veríssimo – um dos meus autores favoritos – nos mostra algumas características da sociedade da época. Adoro essa história, pois Clarissa tem uma visão tão inocente e otimista da vida, enquanto Amaro – hóspede da pensão e meu personagem favorito do livro – é o oposto: um homem marcado pela solidão e desilusão. A antítese desses dois personagens é o que mais enriquece a obra e faz com que esse livro seja o meu favorito do autor.




É tarde para saber, de Josué Guimarães
          
      Eu adoro esse título e, por causa dele, fui atraída para o livro, que nos mostra o romance de dois jovens adolescentes na época da ditadura. A história é muito bem escrita e o final é maravilhoso. Difícil escrever mais sobre esse livro... Me deixou emocionada ao final, fiquei irritada e ao mesmo tempo satisfeita. Mas fico triste de pensar que coisas assim realmente aconteceram durante o regime ditatorial.







Peter Pan, de J. M. Barrie
         
       É uma história tão rica e especial que é impossível descrever. A magia e o poder da imaginação são coisas nas quais eu sempre acreditei e esse livro me trouxe isso e muito mais. Chorei como uma criança com o final que, na minha opinião, está entre os melhores da literatura. É inevitável não se identificar com Peter Pan – o menino que não queria crescer. Afinal, quem quer crescer?










O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
         
        A sutiliza e a universalidade são características que fazem dessa obra uma das mais amadas do mundo. Gosto dela porque faz com que eu, com minhas ideias às vezes estranhas, me sinta especial. E faz eu me sentir feliz por perceber que não sou gente grande. Não sei se isso fez algum sentido. Enfim, como não amar um livro que te faz sentir especial, coisa que poucas pessoas conseguem?









Caderno H, de Mario Quintana
          
      Quando se trata da minha relação com a literatura, não posso deixar de citar o meu poeta favorito, Mario Quintana. O poemas dele, e principalmente os que aparecem nesse livro, me fizeram amar poesia. A coletânea de frases e poemas dessa obra mescla de tal forma a simplicidade com a complexidade, que me fazem rir e chorar ao mesmo tempo. E isso só Quintana consegue fazer... 









5 comentários:

  1. A menina que roubava livros é ótimo!!!!
    Perfeito! Já viu o filme?
    Se não viu... Veja!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi o filme, mas pretendo assistir em breve...
      O livro é maravilhoso mesmo, amo muito!

      Beijos!

      Excluir
  2. Boa lista, pequeno príncipe é lindo, HP sem comentários, e tem alguns ai que sou louca pra ler

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único que talvez você ache cansativo é "A Menina que Roubava Livros", mas é só início, depois melhora... É fantástico!

      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei a tua seleção de livros, principalmente pq na lista tem alguns dos meus queridinhos *-*

    Beijos
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir