segunda-feira, 14 de abril de 2014

TAG – DOENÇAS LITERÁRIAS



     Olá, pessoas! Hoje vou fazer a primeira TAG do blog! Vi essa no blog My Queen Side e resolvi fazer, pois achei bem interessante e divertida. Consiste em citar um livro que corresponda a cada uma das doenças a seguir. Espero que gostem! 



Diabetes – um livro muito doce:

A Moreninha

Eu não gosto de histórias doces demais e, embora adore literatura brasileira, tive de eleger esse livro, de Joaquim Manuel de Macedo, o mais adocicado que eu já li na vida. Ele narra a história de amor entre Carolina e Augusto que, apesar de se amarem muito, tem como obstáculo uma promessa de fidelidade que o rapaz fez para uma menina que conheceu quando criança. É ou não é puro açúcar? Li quando estava no Ensino Médio e, na época, adorei. Hoje, não tenho paciência para esse tipo de romance.


 


Catapora – um livro que nunca mais vou pegar para ler:

O Alquimista

Lembro que, quando comecei a ler esse livro, estava super empolgada em conhecer a obra de Paulo Coelho. Mas me decepcionei muito, tanto com o enredo do livro quanto com o estilo do autor. Ele narra a história de um jovem pastor que sai em uma longa jornada em busca de um tesouro enterrado. Para mim, parecia bem interessante, mas essa história não me envolveu e a escrita do autor não me tocou. Depois disso, tentei ler outros livros do Paulo Coelho, mas a decepção foi a mesma.




Ciclo Menstrual - livro que releio constantemente:

O Dia do Curinga

Esse é um dos livros mais incríveis e surpreendentes que já li na vida. Conta a história de Hans-Thomas e seu pai, que partem em uma viagem rumo à Grécia para tentar encontrar a mãe do menino, que foi embora muitos anos atrás. Em determinado momento, um misterioso livrinho desencadeia uma narrativa paralela encantadora e um tanto assustadora. Quem conhece o autor, Jostein Gaarder, sabe que todos os seus livros proporcionam excelentes reflexões filosóficas, e esse não é diferente. Você pode abrir em qualquer capítulo e se deparar com uma situação curiosa e inspiradora. Por isso, estou sempre relendo essa história fantástica.




Gripe um livro que se espalhou como vírus:

Todo Dia

Eu não conhecia nenhum livro do David Levithan, mas a fama desse fez com que eu me interessasse pela história de A, que acorda, todo dia, em um corpo diferente. Não havia um blog ou canal literário que não falasse sobre “Todo Dia”, e fiquei bastante curiosa. Realmente, o livro merece a fama que tem; o enredo é diferenciado, a história é bem escrita e o autor tem um estilo único e despretensioso que fez desse livro um dos melhores que li na vida.






Asma – um livro que me tirou o fôlego:

Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban

Nessa categoria, eu poderia escolher qualquer livro da saga Harry Potter, mas escolhi o terceiro porque foi o que mais me deixou extasiada. Eu não tinha ideia do que ia acontecer no final e fiquei na expectativa durante toda a leitura, sem nem imaginar que o livro terminaria daquela forma. É, com certeza, meu livro favorito da saga.










Desidratação – um livro que me fez chorar:

É tarde para saber

Houve vários livros que me fizeram chorar, mas esse foi o primeiro. Ele retrata a história de Mariana e Cássio, dois jovens namorados em tempos de ditadura. Ela, filha de um empresário simpatizante da ditadura militar, não sabe nada sobre Cássio. Durante do desenvolvimento da narrativa, nem acontece nada de terrível, mas parece preceder alguma revelação, o que torna o livro angustiante, na minha opinião. O que me fez chorar, na verdade, foi o final, que é triste e mais angustiante ainda.






Amnésia – um livro que li, mas não me lembro muito bem:

Para Sempre

Acho que nem faz tanto tempo assim que li esse livro, mas parece que foi em um passado tão distante que não lembro de absolutamente nada. Tive que pesquisar sobre ele pra lembrar de algumas coisas. Ele faz parte da saga “Os Imortais”, que conta a história de Ever, uma adolescente que tem algumas habilidades sobrenaturais e perde toda a sua família em um acidente de carro. Lembro que gostei muito desse livro, mas não sei por qual motivo não continuei lendo a saga. Talvez um dia eu continue.




Desnutrição – um livro sem conteúdo para reflexão:

Cilada

Sei que tem bastante gente que gosta desse livro, assim como do Harlan Coben, mas aí está uma história que não despertou em mim nenhuma emoção. É um livro policial, e eu adoro esse gênero, mas não consegui me envolver ou gostar do estilo do autor. Claro que isso é muito subjetivo, pois cada pessoa tem percepções diferentes sobre uma mesma obra, mas não consegui sentir nem refletir sobre nada ao ler esse livro, pois achei os personagens rasos e superficiais.






Doença de Viagem – um livro que me levou para outra época/mundo/lugar:

Alice no País das Maravilhas

Esse é um dos meus livros favoritos da vida e, se eu pudesse escolher um universo literário para conhecer, seria o País das Maravilhas. As esquisitices dessa história tem tudo a ver comigo e me transportam para aquele ambiente mágico, assustador e nonsense. Além de me transportar para esse lugar fantástico, ainda me permitiu conhecer algumas expressões e costumes da Inglaterra na época vitoriana.






Insônia – livro que me tirou o sono:

As Luzes de Setembro

Todos os livros do Zafón me tiraram o sono, mas esse foi o melhor de todos. A história, que envolve um misterioso fabricante de brinquedos, bonecos mecânicos assustadores e uma macabra trama, me fez ficar acordada à noite lendo e pensando sobre os acontecimentos estranhos e tristes e seu final perturbador. Acho que li em menos de dois dias, de tanto que gostei e me envolvi com os personagens complexos e o enredo tão bem construído.






Espero que tenham gostado da TAG! Quais desses livros vocês já leram? Concordam comigo sobre eles? Discordam? Deixem a opinião de vocês nos comentários!

Abraços e até mais!






30 comentários:

  1. Achei a tag super interessante! E alguns livros fiquei com vontade de conferir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom !!! adorei a tag !!! ficou melhor do que imaginava... espero ver mais coisas assim(diferente), achei divertido de ler... hehehe

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa tag, gostei da "Doença de Viagem" kkk super interessante :3
    Beijos
    http://blogcapturados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal! Eu amei essa tag, muito criativa.
    Sobre os livros eu também li A Moreninha no Ens. Médio, na verdade li mais de uma vez, acho que todo mundo passa pela fase de adolescente apaixonada. Hoje não sou muito fã de romances. Todo Dia eu estou louca pra ler, muita gente fala bem desse livro!
    Beijos!
    http://www.lerimaginarviver.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto muito de romances, Mayse. Quanto ao "Todo Dia", super recomendo! Como eu disse, um dos melhores livros que já li!

      Beijos!

      Excluir
  5. Concordo com muitas coisas no post! Alice e o País das Maravilhas seria com certeza um mundo da fantasia que eu visitaria - depois de Nárnia kkk.
    Também li "Para Sempre" e não lembro de quase nada do livro, e quando tento ainda misturo a história com outras que li na epóca.
    Mas poxa, adorei tanto "O Alquimista", foi uma história que me fez refletir muito, talvez se você ler novamente você passe a gostar, quem sabe né?

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoraria visitar Nárnia, Emanuelle... hehehe
      Quando a "O Alquimista", talvez se eu tentasse lê-lo novamente eu goste, mas lembro que não me identifiquei muito com o estilo do autor. Mas quem sabe? Mesmo não gostando, respeito muito a importância tanto do livro quanto do autor. =)
      Beijos e obrigada pela opinião!

      Excluir
  6. Menina, quantos livros!
    Quando respondi a TAG tinha menos 'doenças'... kkkkkkkkkkkkk

    Eu comecei a ler 'O alquimista' quando era pequena, emprestado de uma prima, tive que parar na metade, mas estava gostando bastante. ~.~'
    (Acho que hoje não teria paciência)

    Quero muuuuito, muito, muito ler 'O dia do curinga' e 'Todo dia', mas eu não vi muitos comentários desse último... fiquei curiosa por gostar da sinopse mesmo. ^^

    Aaaah, e quem não ama 'Harry Potter' e 'Alice no país das maravilhas'? São fantásticos!!! Excelente escolha!!!

    Abraços e boa leitura!!!

    Cássia Lima
    Vivendo um sonho por dia
    ou
    No Wordpress: Vivendo um sonho por dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cassia!
      Leia "O Dia do Curinga", e "Todo Dia", não tem como não gostar! =)
      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Flavia td bem com vc ?
    Todo mundo fala super bem do livro "Todo Dia", preciso ler ele... Agora "Alice no pais das maravilhas", com certeza nos faz viajar para outro mundo. Mas um livro que eu colocaria no lugar dele seria "Coraline" do Neil Gaiman, acho que você devia ler é otimoo...
    Sou super fã de HP, mas não gosto muito do Prisioneiro de Askaban, não sei por que tantos gostam assim...
    Se me derem um clássico pra ler, não leio nem por dinheiro odeio kkkk, meloso de mais pro meu gosto.
    Beijoos e Abraços, Lê.

    #O Báu dos Melhores#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro! Tudo bem sim, e contigo?
      Tu precisa mesmo ler “Todo Dia”, é um livro diferente de todos os outros!
      Já ouvi falar muito de “Coraline”, já está na minha lista de desejados, vou ler com certeza!
      Gosto de “O Prisioneiro de Azkaban” porque foi o livro da saga que mais me surpreendeu e o que li mais rápido, pois não conseguia largar...
      Eu adoro livros clássicos e literatura brasileira, mas “A Moreninha” é bem meloso mesmo... kkkk Mas vários outros não são assim, te indico “O Alienista” do Machado de Assis, o clássico que mais gosto, já leu? Tem uma crítica social bem interessante... =)

      Beijos pra ti, obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  8. Dos que você citou eu só li o Alquimista e tenho na realidade
    Sou apaixonada por HP um dia ainda monto minha coleção hahah

    Amei seu blog to te seguindo

    TROCO COMENTARIOS
    Post Novo: Resenha do livro mais queridinho do momento A culpa é das estrelas de John Green. Ainda não leu? Corra lá no Blog da Miihs e veja a resenha completa sobre este livro que o maior sucesso!

    http://blogdamiihs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Flávia!

    Tenho 3 dos livros que você citou, mas só li Todo Dia, e acho bom ele ter se popularizado. É uma história boa, que acrescenta à bagagem literária de quem o lê, mesmo que deixa algumas farpas soltas.

    Adorei a tag!

    Beijos,
    Gabe
    sixdoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoro essa tag também e estou até pensando em responder ela algum dia. Quanto aos livros das doenças não posso falar sobre todos, mas Todo Dia é realmente maravilhoso, eu amei ele, é diferente e tem um final tão bom e ao mesmo tempo tão ruim <3
    Beijos.
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Larissa, o final é bom e ruim ao mesmo tempo. Esse é um dos motivos de ser um livro tão especial!
      Beijos!

      Excluir
  11. Adorei a Tag! Tô louca pra conhecer a obra do Zafón, vi tantas pessoas falando bem sobre os livros dele que comprei 3 de uma vez só, vou começar a ler em breve e espero gostar muito.
    Também não curto nada os livros do Paulo Coelho!

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que comprou 3 livros dele e tenho certeza que não vai se arrepender. O Zafón é um dos meus escritores favoritos!
      Beijos!

      Excluir
  12. Uma vez eu li um da Alice no país das maravilhas que não havia gostado muito.Mas acho que o que eu li era da capa preta.
    Beijos

    brilhoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kassia, mesmo a capa sendo preta, o conteúdo é o mesmo, só é uma edição diferente. A menos que você tenha lido uma adaptação do texto original...
      Beijos!

      Excluir
  13. Adoro essa tag, me divirto muito com as respostas.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Flávia! Tu me surpreende mais a cada dia... como pode? Eu não estou conseguindo ler tanto quanto gostaria, mas ler teu blog me faz matar um pouquinho da vontade! Te adoro, amiga <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Bruna!
      Também te adoro muito!
      Beijos!

      Excluir
  15. Amei a postagem, não tinha visto ainda essa tag, mas agora conheci rs.
    Já li o As Luzes de setembro, achei super ótimo o livro ! Amo livros de misterio, da vontade de ler cada vez mais só para saber o que vai acontecer e descobrir fatos.

    Amei , beijos Blog ♥ Doce garota amarga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo livros de mistério, Amanda! É um dos meus gêneros favoritos!
      Fico feliz que tenha gostado da TAG!
      Beijos!

      Excluir
  16. Flávia, adorei a tag. Fiquei louca para ler As Luzes de Setembro! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Flávia!
    Tags são ótimas para conhecermos melhor os blogueiros, suas opiniões e gostos literários, e quem sabe até descobrir um livro novo.
    Dos livros que você citou li apenas: Para Sempre - foi um livro que eu li há muito tempo e que gostei bastante, mas quando o reli já não gostei tanto, Ever é muito chata, e a trama não corre bem, parece que a escritora ficou enrolando para poder criar os 6 livros, acho que no máximo seriam 3 ou apenas 1 - .
    Fico feliz em saber que os livros do Záfon são bons para você, li Marina dele, e estou louca para ler outros.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir