segunda-feira, 5 de maio de 2014

TAG – FEITIÇOS DE HARRY POTTER






     Olá, pessoas! Hoje vou fazer uma TAG super divertida que vi no blog Interação Literária. Ela foi criada pelo canal Turtle Sympathy e traduzida pelo Leitora Voraz. Essa TAG consiste em relacionar os principais feitiços usados na saga Harry Potter com nossas experiências literárias. Então vamos lá, espero que gostem! 



1. Expecto Patronum: Um livro relacionado a boas memórias



“Descanse em paz, meu amor”, de Pedro Bandeira

Lembro que esse foi um dos primeiros livros que li na minha vida e que despertou em mim o interesse pela leitura. Os livros do Pedro Bandeira sempre me trazem boas recordações da época em que eu ia toda a semana na biblioteca da escola retirar um livro – e quase sempre o livro era desse autor. A história é interessante, macabra e, consequentemente, muito atraente – e o final é surpreendente. O primeiro livro de terror que li e marcou minha vida para sempre.





 2. Expelliarmus: Um livro que te pegou de surpresa



“Depois do último trem”, de Josué Guimarães

Comecei a ler esse livro sem nenhuma pretensão e acabei me envolvendo com a história linda e melancólica de Eduardo, que volta, depois de muito tempo, para sua terra natal, que está prestes a sumir do mapa. O enredo é bastante profundo e o final me pegou completamente de surpresa. Durante toda a leitura, senti que o autor me levaria àquela conclusão, mas duvidei. Pensei: “ele não vai fazer isso, não pode ser verdade”. Mas foi exatamente o que ele fez, o que me surpreendeu por sua ousadia e pela forma sutil como a história terminou.




3. Prior Incantato: O último livro que você leu



“Divergente”, de Veronica Roth


Li esse livro em dois dias, pois tudo na história me conquistou. Não curto quando a ação predomina, mas gostei disso nesse livro e achei toda a ação apropriada. Adorei todos os personagens, principalmente o casal protagonista, e os vilões me pareceram realmente ameaçadores. Ainda não li a continuação, mas pretendo fazê-lo em breve. Se quiser saber mais sobre o livro e minha opinião sobre o filme, tem resenha aqui.
 



4. Alohomora: Um livro que te apresentou a um gênero que você não tinha considerado antes

“Nariz de Vidro”, de Mario Quintana


Esse foi o primeiro livro de poemas que li na vida, e foi ele que me abriu os olhos para esse gênero literário tão profundo e subjetivo. A poesia presente nos versos de Mario Quintana faz eu me sentir melhor desde que li esse livrinho fininho, mas cheio de significado. A partir daí, procurei outros autores e livros de poemas que, para mim, tem grande poder terapêutico – mas Mario Quintana continua sendo meu favorito.



5. Riddikulus: Um livro engraçado que você leu



“O Teorema Katherine”, de John Green


Foi muito difícil escolher um livro para esse feitiço, pois não costumo ler muitos livros engraçados – nem gosto, na verdade. O mais próximo que consegui chegar disso foi com “O Teorema Katherine”, uma história que muita gente achou chata e desinteressante, mas eu adorei! Curti muito o protagonista e a matemática envolvida, e achei graça nas situações pelas quais os personagens passaram. Não foi a coisa mais hilária do mundo, mas, como eu disse, foi o mais próximo de engraçado que consegui lembrar.



6. Sonorus: Um livro que você acha que todos deveriam conhecer



“A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón

Não somente esse livro, mas todos do Zafón. Não há autor melhor para relacionar com esse feitiço, pois, sempre que me pedem uma dica literária, eu falo dele. A história de “A Sombra do Vento” é bem elaborada e complexa, e seus personagens muito bem desenvolvidos. O estilo de Zafón é poético e impossível de não envolver e emocionar o leitor, sem contar a capacidade de descrever o ambiente no qual a história se passa, sem torná-la maçante. Recomendo todos os livros dele, impossível não gostar.



7. Obliviate: Um livro ou spoiler que você gostaria de esquecer ter lido



Spoiler de “A Esperança”

Incrível como as pessoas parecem soltar esses malditos spoilers por pura maldade. Eu só li o primeiro livro da trilogia Jogos Vorazes e já sei um dos acontecimentos mais impactantes de “A Esperança”, o último. Não vou dizer que perdeu a graça fazer a leitura porque a história é ótima e existem outros elementos importantes a serem descobertos, mas fiquei com muita raiva quando soube desse spoiler através de um grupo no Facebook. Um coisa é revelar sem querer, mas contar de propósito é muita sacanagem.



8. Imperio: Um livro que você teve que ler para escola

"O Cortiço", de Aluísio Azevedo
Como a Maldição Império é uma das três Maldições Imperdoáveis, escolhi uma leitura obrigatória da escola que eu detestei. Ler “O Cortiço” foi uma das maiores torturas literárias pelas quais já passei (poderia se encaixar na Maldição Cruciatus também). Na época, achei o livro desinteressante e nojento, mas hoje compreendo sua importância. Quando reli esse livro, com um olhar mais crítico, entendi o papel de todos os elementos da narrativa e recomendo para quem gosta de histórias bem realistas e críticas.


9. Crucio: Um livro que foi doloroso para ler


“Perdão, Leonard Peacock”, de Matthew Quick

Esse é um dos meus livros favoritos, é muito bem escrito e considero seus personagens bem complexos, mas a história é dolorosa e triste. Do início ao fim, senti como se algo terrível fosse acontecer a qualquer momento com o protagonista, Leonard, que sai de casa no dia de seu aniversário com o objetivo de assassinar o ex-melhor amigo e se suicidar em seguida. Leonard é um adolescente solitário e desamparado com lembranças tristes da infância, o que torna o livro tão melancólico e doloroso de ser lido.



10. Avada Kedavra: Um livro que pode matar (interpretação livre)



“Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Johann Wolfgang von Goethe


Escolhi esse livro por ser um dos mais depressivos e poéticos que já li na vida. A história de Werther, que nutria um amor doentio e platônico pela jovem Charlotte, acabou sendo responsabilizada por muitos suicídios na época em que foi escrito. Quando fiquei sabendo disso, fiquei curiosa para saber o que havia de tão terrível na obra. Realmente, o tom submisso e o amor destrutivo do protagonista pode perturbar o leitor mais sensível. Me perturbou muito, e se tornou um de meus livros favoritos devido a essa intensidade.





Quais desses livros vocês já leram? Concordam comigo sobre eles? Deixem a opinião de vocês nos comentários, pessoas!

Abraços e até mais!





7 comentários:

  1. Adorei essa tag !!! foi mt divertido ler com os feitiços !!! espero que tenha outras assim, estou gostando mt de acompanhar tuas resenhas dos livros e essas tag.. espero que as proximas sejam tao boas quanto essa !! bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia, tudo bem?
    Adorei suas respostas. Eu já tenho A sombra de vento e mais outros 2 livros do Záfon e espero lê-los em breve. Sobre os Spoilers eu também acho muita sacanagem quem faz isso de propósito! Mesmo que não estrague a leitura, isso com certeza tira o elemento inesperado do livro. Ainda não li esse livro do John Green só li até agora ACEDE.

    Beijo:*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Divergente é perfeito! Mário Quintana é ótimo <3
    O Teorema Katherine foi um dos livros mais engraçados que já li. No começo não gostei, mas depois ficou encantador.
    Vi essa tag em um outro blog agora há pouco e gostei muito das respostas deles e as daqui também.
    Abraços,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii!
    Gostei muito da TAG, bem criativa né?
    Eu também fiquei muito triste ao ler "A esperança" pois as FãPages do Facebook já tinham soltado váaaarios spoilers.


    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa TAG, eu respondi semana passada ^.^
    Gostei muito de suas escolhas! A série da Collins bate o record de spoilers, eu peguei um terrível do livro Em Chamas. Fiquei com TANTA raiva!
    Adorei suas respostas.

    Memórias de Leitura

    ResponderExcluir
  6. hahahaha adorei a ideia da tag! Divergente é um dos melhores livros que já li.
    Ah, amei seu blog!
    Um beijo
    ilov3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, muito legal esse Tag! =)

    http://blogfolheandomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir