sábado, 28 de junho de 2014

RESENHA – PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS


Olá, pessoas! 

Não sei nem por onde começar quando se trata de Percy Jackson. Minha relação com a série é feita de tantos altos e baixos que sinto um pouco de dificuldade em escrever sobre ela sem parecer incoerente. Antes, quero avisar que nada nessa resenha pode ser considerado spoiler, pois todas as informações aparecem no início da história. E me desculpem pelo tamanho da resenha, mas não consegui escrever menos do que isso. Então, vamos lá. 




Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca
 
Mesmo quem não leu os livros já ouviu falar do que se trata a saga de Percy. Vou tentar resumir, da forma mais sucinta possível, uma história que durou cinco livros e, sim, me deixou cansada. 

No primeiro livro da série, O ladrão de raios, somos apresentados a Percy Jackson, um menino considerado problemático por sempre conseguir a proeza de ser expulso das escolas que frequenta. 
 Ele foi diagnosticado com dislexia e déficit de atenção, o que faz com que ele se sinta diferente dos outros meninos da sua idade. Acontece que Percy é muito mais especial do que imagina, pois descobre ser filho de Poseidon, o deus grego dos mares. O deus havia quebrado uma promessa feita entre ele e seus dois irmãos, Zeus e Hades, de não ter mais filhos com mortais, o que resultou no garoto principal da nossa saga, que vem a ser um semideus  - metade mortal, metade deus. Admito que a reação de Percy ao fato de deuses gregos realmente existirem é meio forçada – ele é atacado pela professora de matemática, descobre que seu amigo é um sátiro e seu professor, um centauro, e de repente já está de boa derrotando um Minotauro. Certo, o déficit de atenção é justificável devido a essa capacidade inata de combate e, por isso, ele derrotou o monstro. Mesmo assim, achei esse início meio duvidoso, mas de forma alguma afasta o interesse do leitor. Assim, Percy vai para o Acampamento Meio-Sangue, centro de treinamento dos semideuses. A aventura de Percy e seus amigos, Annabeth e Grover, ao tentar recuperar o raio roubado de Zeus – enredo desse primeiro livro – é envolvente e divertida, fazendo com que o leitor sinta muita vontade de continuar a acompanhar a jornada dos heróis. 


Em O Mar de Montros, Percy, Annabeth e Tyson – um novo e encantador personagem, partem para o Mar de Montros com a missão de encontrar o Velocino de Ouro, objeto mágico que vai salvar a árvore de Thalia e o Acampamento Meio-Sangue. Além disso, eles precisam resgatar o amigo, Grover, que está prestes a se casar com um ciclope – ou ser devorado por ele. O enredo é interessantíssimo e a ideia do Mar de Monstros é perfeita – você, com certeza, já ouviu falar dele, só que com outro nome. É nesse livro que me deparei com uma das minhas passagens favoritas de toda a saga: o capítulo da Ilha das Sereias. Ele é emocionante, profundo e cheio de significado para a série.

A Maldição do Titã é um livro bastante rico em personagens e enredo e arrisco dizer que é o segundo mais bem escrito da saga. Nele, conhecemos vários personagens novos, como Bianca e Nico di Ângelo (meu personagem favorito de toda a saga), Zoe Doce-Amarga e as Caçadoras e Rachel Elizabeth Dare – todos muito mais interessantes do que qualquer outro até esse momento da série (na minha humilde opinião, claro). Nesse terceiro livro, o protagonista, juntamente com seus amigos, tem como objetivo resgatar a deusa da caça Ártemis, sequestrada por um dos aliados de Cronos – titã resgatado das profundezas do Tártato e que pretende retomar seu poder e destruir o Olimpo. Acredito que esse tenha sido o livro com menos clichês e acontecimentos mais intensos. 

 Meu livro favorito da saga é o quarto, A Batalha do Labirinto, cujo enredo me surpreendeu. A história é focada no labirinto de Dédalo, que possui uma entrada para o acampamento meio-sangue e, portanto, é alvo do interesse de Cronos e seus aliados, que planejam invadir o acampamento. Esse livro resgata belíssimas histórias mitológicas, como o vôo de Ícaro, o amor de Teseu e Ariadne, o mito de Calipso e o próprio labirinto de Dédalo. Achei realmente que a história foi muito melhor desenvolvida nesse livro do que nos outros, pois cada elemento da mitologia foi incorporado à história de maneira muito mais natural. 


O último livro da saga, O Último Olimpiano, foi o mais decepcionante pra mim. A jornada de Percy para derrotar Cronos e salvar toda a civilização de mortais e deuses se tornou cansativa e repetitiva nessa última parte. Por esse motivo, acabei me cansando dos personagens nesse livro. Eu até consegui me emocionar em alguns momentos, mas isso não compensou a enrolação e o final da saga não foi impressionante como deveria ser. 
Quando se trata de personagens, acredito que Rick Riordan soube desenvolvê-los muito bem. Ao longo dos cinco livros, o leitor vai percebendo características consistentes com a personalidade de todos eles. De todos os personagens, Nico di Ângelo foi o mais bem caracterizado e também o que mais passou por mudanças desde que apareceu pela primeira vez. A personalidade de Nico foi muito condizente com suas origens, e fiquei feliz com o destaque que ele recebeu no quarto livro. 

 
O enredo peca em vários momentos, seja pelas situações clichês, as resoluções previsíveis ou acontecimentos inconsistentes. Mas, mesmo com algumas falhas, o autor consegue desenvolver uma história interessante e introduzir a mitologia grega de forma bastante natural, sem aquele aspecto paradidático que alguns livros têm. Percebi que algumas pessoas ficaram indignadas com a forma como o autor adaptou alguns mitos para introduzi-los na história, mas não vejo motivo para achar isso ruim. O objetivo do livro é envolver e emocionar o leitor, como toda a literatura, e não ensinar mitologia. Acredito que, através dessa narrativa, o leitor terá a sua curiosidade pelo assunto despertada, e não vejo como isso pode ser ruim. Foi uma estratégia genial e única usada por Rick Riordan.


A linguagem usada é acessível e as expressões são bem infanto-juvenis. O humor está sempre presente, e até as piadas feitas pelos personagens são, por vezes, bem infantis (e falo isso não no sentido pejorativo, pois não há nada de errado com piadas assim, já que o público alvo é o infanto-juvenil).


Mesmo sendo destinado às crianças e jovens, é impossível que qualquer tipo de leitor, independentemente da faixa etária, não se apaixone por Percy Jackson, por mais irritante que ele seja às vezes. Mesmo com um final que não me agradou, posso dizer que o autor foi feliz em criar uma saga repleta de aventura e ainda mostrar aos jovens (e adultos) como a mitologia grega traz belas histórias a serem exploradas.

TRECHO FAVORITO:



Precisam dizer a todos que encontrarem: se quiserem achar Pã, aceitem o espírito de Pã. Reconstruam o mundo selvagem, um pouco de cada vez, cada um em seu canto do globo. Não podem esperar que ninguém mais, nem mesmo um deus, faça isso por vocês.

A Batalha do Labirinto, p. 323



 
Espero que tenham gostado da resenha! Quero saber a opinião de vocês sobre essa saga, então, não esqueçam de me contar nos comentários!

Abraços e até mais!



22 comentários:

  1. Olá
    Percy Jackson é simplesmente maravilhoso, tenho e já li os 5 livros, adorei todos, apesar de em alguns pontos ele ser um pouco irritante kkk acho que é por isso que gosto tanto dele.
    Adorei sua opinião e o post haha.

    Beijos
    Comente: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/top-5-livros-de-psicologia-que-desejo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Catharina!
      O Percy é mesmo muito irritante, mas não consigo deixar de gostar dele hehehe.
      Beijos!

      Excluir
  2. Ainda não tive o prazer de ler nenhum..mas espero ler em breve... os seus resumos me deixaram bem curiosa...quem sabe consigo ler algum até final do ano?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou curiosa! Eu recomendo, é uma história pra quem gosta de muita aventura.
      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, eu nunca li nenhum livro dessa série, mas logo isso mudara...
    Lindo seu Blog...
    Beijoss

    http://livrospaixoeseetc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu escrevi que não sabia se queria ler o livro, mas estou começando a querer rsrs com tantas resenhas ótimas como a sua, faz com que eu tenha vontade de ler os livros! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe que bom, Aline! Mesmo sendo uma história destinada ao leitor juvenil, acho que envolve qualquer um que se interesse por ela.
      Beijos!

      Excluir
  5. Ah, adorei as resenhas e o blog, não sei se sabe mais sou super fã de Percy Jackson. Parabéns pelo blog.
    http://readingwithafox.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha minhas duvidas sobre porque ler Percy Jackson,adorei sua resenha vou tentar ler confiando em seu olhar sobre o livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Flávia,
    O que eu conheço sobre Percy se limita aos filmes.
    Acho as ideias bem bacanas, mas pelo que dizem os livros são bem melhores né?
    Gostei de saber que o autor fez os semi-deuses com dislexia porque seu filho tem dislexia, para ele sentir que não é inferior aos outros. Bonitinho, né?
    Espero poder ler um dia desses, adorei suas impressões. Sagas grandes assim sempre geram impressões que variam em altos e baixos.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Seguindo teu blog!

      Beijos,
      Mari Siqueira
      http://loveloversblog.blogspot.com

      Excluir
    2. Oi, Mariana!
      Considero os filmes do Percy Jackson as piores adaptações de livros para o cinema que já vi. Se você gostou, vai amar os livros. Se não gostou, pode ter certeza que os livros são bem diferentes e muito superiores (como quase sempre acontece).
      Eu também achei bem interessante para a história o Percy ter dislexia. Não sabia que os filho do autor era disléxico, bem legal mesmo ele criar um personagem assim.
      Quando puder, leia sim! Se tu gosta de aventura, vai gostar muito.
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu sou suspeita pra falar de Percy Jackson, já que eu sou completamente apaixonada pela saga. O motivo: sempre gostei muito de mitologia grega, e quando vi a forma com que Rick entrelaçou a mitologia nas suas histórias eu fiquei completamente encantada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Mayse, esse ponto o autor soube desenvolver muito bem. O bom é que, através da leitura dessa saga, quem nunca se interessou por mitologia acaba percebendo o quanto é interessante.

      Beijos!

      Excluir
  9. Não conhecia os livros mas parecem ser realmente bons, apesar de não serem livros que normalmente fazem parte da minha rotina literária. http://quaseparasempr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito bons e, mesmo que não seja o tipo de livro que tu gosta, recomendo ler pelo menos o primeiro, quem sabe tu curte? É sempre bom conhecer novas histórias, né?

      Excluir
  10. Eu só li o mar de monstros >.< quero ler os outros

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ai, que ótimo!!!
    Também ganhei muitos livros agora no meu niver!
    é tanto amor!!! :)

    Adorei o blog, seguindo..

    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir