segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Oceano no Fim do Caminho

       





Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.







     Esse foi o primeiro livro de Neil Gaiman que eu li e acredito que não será o último. Minhas expectativas eram altas e talvez, por isso, eu tenha sentido uma sutil decepção ao fazer essa leitura. Não sei se dá pra chamar de decepção, pois conhecer uma escrita tão maravilhosa e ímpar como a de Gaiman fez com que tudo valesse a pena.

     O estilo do autor é impecável. À medida que vamos nos envolvendo com a história do homem que volta para sua cidadezinha natal e acaba envolvendo-se em lembranças, vamos percebendo o quanto as experiências e sentimentos infantis são efêmeros. O protagonista, quando criança, era um menino solitário e apaixonado pelos livros – o que me fez passar por um processo inevitável de identificação – que acaba se envolvendo em uma trama na qual descobrimos um mundo mágico e obscuro.

     Adorei o personagem principal, ele é agradável e com comportamentos adequados a sua faixa etária – não era uma criança com um comportamento adulto, como aparece em muitos livros.  A obra pode ser considerada de literatura fantástica, pois insere elementos fantásticos ao cotidiano do protagonista.

    Apesar da ideia principal do enredo ser boa, a leitura, para mim, não fluiu tão bem quanto eu esperava. Obviamente, o enredo é diferente de tudo aquilo que eu já li, e as metáforas utilizadas foram muito bem desenvolvidas, mas, muitas vezes, a narrativa se mostrou arrastada e cansativa, o que me deixou distraída em alguns momentos da leitura.

     Apesar dos pontos, na minha opinião,  negativos, “O Oceano no Fim do Caminho” entrou para a minha lista de livros inesquecíveis, pois fiquei totalmente confusa com essa história maluca e bem pensada. E considero isso muito bom.

      Gostaria de ter mais para escrever sobre esse livro, mas o considero meio indescritível - não por ser um dos melhores que já li na vida, mas por ser escrito de uma forma tão única e peculiar.

Trecho favorito:

Estava triste por ninguém ter ido à minha festa de aniversário, mas feliz por ganhar um boneco do Batman, e ainda havia um presente de aniversário esperando para ser lido: a coleção completa de As Crônicas de Nárnia, que levei para o meu quarto. Deitei na cama e me perdi nas histórias.
Gostei disso. Livros eram mais confiáveis que as pessoas, de qualquer forma. 
Pg. 17-18

5 comentários:

  1. Adorei!:D
    Só não entendi o que faz dele um livro tão bom...
    Bj, bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rúbia, sua linda!

      O estilo do autor é ótimo, mesmo eu não gostando tanto da história... É um livro muito difícil de descrever, ele te leva para um caminho totalmente inesperado. Comecei a ler esperando uma coisa e de repente surge um mundo mágico pelo qual eu não esperava. E eu gostei da confusão que o livro me causou, foi uma confusão boa...

      Excluir
  2. Fiquei curiosa com a escrita do autor e a construção do livro. Já tá na minha pequena grande lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vais se decepcionar com a escrita dele! Com certeza é um livro que vale muito a pena ser lido!

      Excluir
  3. Oi Flavia Costa..

    Adorei as dica! Como sempre, trazendo excelentes ideias de livros para a gente. Quero ler, com certeza!

    Aproveito e deixo a dica de um novo livro nacional que está bombando por ai. Já li a achei show de bola a historia. Viciante, daqueles que voce le e não consegue soltar mais, sabe? Aí, quem sabe não fica a ideia para uma resenha futura de voces, hein? Bjsssss

    ResponderExcluir