segunda-feira, 21 de abril de 2014

RESENHA – O LADO BOM DA VIDA



Aquele momento em que você não sabe dizer com certeza se gostou ou não de um livro...


 


Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 254



Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.




     Sinceramente, quando li essa sinopse, me senti levemente atraída pelo livro. A ideia de um personagem que acabou de sair de um hospital psiquiátrico e não lembra o motivo pelo qual foi internado lá me fez elaborar várias explicações e possibilidades na minha cabeça. Achei que a história fosse tomar um rumo totalmente diferente do que tomou. Isso porque eu já sabia da existência da personagem Tiffany e imaginei que a trama iria girar em torno do romance entre ela e Pat, mas, felizmente, eu estava errada. O autor escreve muito bem e soube escrever uma história bastante envolvente, embora não tenha me agradado em todos os momentos.

     O início do livro é ótimo, e eu realmente achei que havia me deparado com mais uma obra inesquecível, assim como foi “Perdão, Leonard Peacock”, do mesmo autor. Simpatizei de cara com Pat, embora eu não seja otimista como ele e não consiga enxergar o lado bom em todas as coisas. Mas a forma como ele valorizava pequenas situações pelas quais passava, como assistir ao jogo dos Eagles com o pai e o irmão, ou admirar a sala de seu novo terapeuta, Cliff, outro personagem que eu adorei, ou comer cereal com Tiffany, enfim, tudo isso, que aparentemente não significa muito, era importante para um homem que precisava retomar a sua vida e mudar seu jeito de ser. Na verdade, essas pequenas coisas deveriam ser valorizadas por todos, e, mesmo que pareça bastante clichê – e eu sei que parece – Pat estava conseguindo retomar a sua vida a partir dessas pequenas coisas.

     Havia, porém, uma coisa que o impedia de seguir em frente, e era justamente o que ele acreditava ser o que o impulsionava: a obsessão em se reconciliar com sua ex-mulher, Nikki. Confesso que, apesar desse ser um dos principais motes da história, não gostei da ideia fixa que atormentou a mente do protagonista. Entendi que era bastante natural Pat querer a esposa de volta, ainda estar apaixonado por ela e querer melhorar para reconquistá-la, mas ele falava sobre isso o tempo inteiro, o que me incomodou. 

     Um ponto que achei bastante positivo foi o relacionamento de Pat com sua família: a mãe, sempre amável e prestativa, mas bastante cansada e debilitada psicologicamente, tentando se manter forte; o pai, teimoso e relutante em aceitar o filho de volta, mas provando, vez ou outra, que o amava; e o irmão, que muitas vezes não sabia como agir perante a situação de Pat, mas se revela uma pessoa incrível. 

     Tiffany foi a personagem que menos gostei. Até me emocionei com a perda pela qual ela passou quando seu marido morreu, mas não senti nenhuma simpatia por ela. Assim como Pat, Tiffany passava por um momento difícil, mas senti raiva dela em determinado momento da história. Gostei de suas habilidades como dançarina, mas algumas coisas me pareceram meio forçadas com relação à personagem.

     Como eu mencionei antes, o início do livro é ótimo, mas, na minha opinião, a história vai ficando um pouco monótona. Mesmo assim, Pat é um personagem que vale a pena ser acompanhado, pois ele é um misto de simplicidade e complexidade. Não vou contar o motivo que o levou a ficar internado na clínica, mas posso dizer que não me impressionou. Talvez vocês fiquem surpresos, talvez gostem do final, mas eu não gostei.

      Apesar de eu ter criticado tanto o livro, não sei dizer se gostei ou não. Por um lado, temos um ótimo personagem com uma relação complicada com as pessoas a seu redor e, por outro lado, temos algumas situações chatas e um final decepcionante. Não foi a história inesquecível pela qual eu esperava, mas foi uma história razoável com um personagem inesquecível.



Trecho Favorito: 

Vários alunos também reclamaram do fato de os romances serem deprimentes. [...] Mas vou lhe dizer o mesmo que digo para meus alunos quando se queixam sobre a natureza deprimente da literatura americana: a vida não é um filme de censura livre para fazer com que a pessoa se sinta bem. Muitas vezes a vida acaba mal, como aconteceu com nosso casamento, Pat. E a literatura tenta documentar essa realidade mostrando-nos que ainda é possível suportá-la com nobreza.
P. 193



     Sei que várias pessoas amaram esse livro. Então, sintam-se à vontade para discordar de mim e deixem a opinião de vocês nos comentários. Quero muito saber o que acharam dessa história!

     Abraços e até mais! 



 
 

21 comentários:

  1. Eu gostei demais do livro, que achei muito melhor que o filme.
    Também gostei de Cliff e da maneira como o autor demorou um pouco para introduzir Tiffany. E, que coincidência, também destaquei o trecho da página 193 como trecho favorito no meu blog.
    Beijos!

    http://www.diarioquaseescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu tenho um pouco de vontade de ler o livro, mas já assisti o filme (mais ou menos, pois dormi em uma parte, rs) e não entendi muito bem a mensagem que ele queria passar.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Muito legal esse livro, adoro haha
    E sua resenha ficou ótimo viu?

    Seguindo ;)
    Beijinhos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro, ele é um dos meus favoritos, gostei muito dele.
    Porém faltou alguma coisa para ser melhor.
    ótima resenha.
    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Faz parte as vezes discordar do que pensa a maioria sobre o livro..rs
    Bom eu não posso opinar pois ainda não li, mas também tenho vontade de ler por causa da sinopse..
    Espero e ler um dia...

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro, mas já assisti o filme e adorei! O livro deve ser tão bom quanto! Adorei a resenha flor ficou ótima!
    Gostei bastante do blog também e já estou seguindo viu? Tudo lindo! Parabéns!
    Um suuuper beijo <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai eu tenho que ler este livro rsrs' mas já está na minha lista maio rsrs'

    ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  8. Eu já li e achei meio sem graça.. mas não é ruim. www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
  9. pela resenha acho que o livro é bem diferente do filme mas fiquei curiosa para ler boa resenha bjos
    http://derlai.blogspot.com.br
    http://derlaine1.wordpress.com
    www.facebook.com/gavt9?fref=ts

    ResponderExcluir
  10. Eu já assisti ao filme e adorei; um erro, pois prefiro ler o livro primeiro.
    Estou super ansiosa para ler o livro... Enfim... boa resenha c;
    Beijoss
    coemundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. To louca pra ler esse livro, mas depois da sua opinião fiquei em dúvida, obrigada ;D

    ResponderExcluir
  12. Sempre prefiro ler somente o livro,mudam muito a história nos filmes..
    Li muitas resenhas positivas desse livro e depois da sua fiquei bem curiosa quanto ao livro,rs,será que vou gostar?É a pergunta que me faço sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Ainda não li esse livro e sinceramente não tenho vontade de ler, eu já tive mas vi tantas resenhas negativas que deixei pra lá.
    Eu já assisti ao filme, que por sinal é ótimo! Muitas pessoas leram esse livro porque gostaram muito do filme, mas a maioria se decepcionou com o livro e achou o filme bem melhor, o que é algo meio raro. Por isso acabei desistindo da leitura.

    Abraço!

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha. Eu não gostei do filme acredito que o livro seja bem melhor.

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. eu ia ler o livro mas quando vi o filme desencantei, não consegui nem assistir o filme todo, pode ser que o livro seja diferente, mas a resenhas que eu vi nenhuma diz que o livro foi o máximo.
    Gostei muito da sua resenha

    bjs e até mais !!!

    ResponderExcluir
  16. Já assisti o filme e apesar das críticas gostei bastante, não entendo porque as pessoas não gostam do filme, achei ele engraçado e tem ótimas lições. Tô muito curiosa pra ler o livro e saber como a história realmente é.
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. O que ficou marcado, para mim, foi a "frase-lema" de Pat: "é melhor ser gentil que ter razão"! Muitas vezes, em diversas situações, já me peguei pensando nisso e no quanto essa simples atitude pode facilitar e mudar nossas vidas de tantas maneiras... O livro, realmente, deixou a desejar no motivo que o levou pra clínica, pois a história te prepara de uma forma tão intensa para algo comum (vou parar para não falar demais! rs) <3

    ResponderExcluir
  18. Esse é dos meus livros favoritos! Eu admiro muito o otimismo do Pat, embora não consiga ser como ele. O livro é bem melhor que o filme, mas não achei o filme ruim.

    ResponderExcluir
  19. Ah eu amo taaaanto esse livro!
    Antes de lê-lo eu assisti ao filme e amei muito, daí fui ler o livro e me apaixonei ainda mais pela história e a escrita do autor é tão incrível.
    Uma pena você não ter gostado :/
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu achei o livro extremamente incrível mas realmente não agrada a todos pois até a pessoa que me emprestou o livro não gostou dele a passagem do livro que eu mais gostei foi "treinando a ser gentil ao invés de ter razão ". O que não me agradou muito no livro foi a obceção dos personagens pelo futebol que eu achei que ocupou muito espaço no livro

    ResponderExcluir
  21. Sempre vejo as blogueiras fazendo resenha desse livro , mas ainda não li :c li o segundo livro do autor e me desapontou bastante, será que esse me agradaria? Alguma hora vou dar uma chance! Kkk adorei o blog!

    http://rainbowradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir