quinta-feira, 29 de maio de 2014

PERFIL DO AUTOR – JOSTEIN GAARDER



Olá, pessoas!


Hoje, eu resolvi escrever sobre o autor que considero um dos meus favoritos. O primeiro livro que li de Jostein Gaarder foi a sua obra de maior sucesso, O Mundo de Sofia, e logo me apaixonei por seu estilo sem igual. Ele escreve de forma tão envolvente que logo conquista o leitor com algum mistério, além de sempre fazê-lo pensar. É incrível como as tramas de seus livros são sempre bem solucionadas, sem deixar de lado o caráter dúbio de algum personagem ou situação. Perturbar o leitor com suas charadas é o que mais me instiga a ler todos os seus livros e indicá-los ao maior número de pessoas possível.
Jostein Gaarder nasceu em Oslo, capital da Noruega, em 8 de agosto de 1952. Formou-se em línguas escandinavas e teologia pela Universidade de Oslo . Gaarder tinha uma família bastante liberal, com a mente bem aberta, o que acabou influenciando sua produção literária. Seus livros abordam questões como a filosofia, a política, a religião e a morte – esses assuntos que as pessoas sempre falam que não se discutem, mas que devem, sim, ser discutidos. Além de escritor, ele trabalhou como professor, tanto do colegial como da universidade, durante dez anos.

No ano de 1991, Gaarder escreveu seu maior sucesso (e meu livro favorito), O Mundo de Sofia, já traduzido para 42 línguas. O romance conta a história da filosofia por meio da trama que envolve Sofia, uma menina prestes a fazer 15 anos e que começa a receber cartas com perguntas misteriosas, como "Quem é você?". Existe pergunta mais misteriosa e difícil de ser respondida do que esta? As perguntas levam Sofia a se questionar sobre sua própria existência, e, a partir daí, o leitor é transportado, juntamente com a protagonista, para uma viagem de conhecimento, descobertas e questionamentos filosóficos. O livro é único e muito bem escrito e, mesmo sendo direcionado ao leitor juvenil, pode (e deve) ser lido por pessoas de todas as idades e crenças. 



O livro ganhou uma minissérie produzida na Noruega, que, na minha opinião, ficou muito boa. Não sei se é por eu gostar muito da história, mas foi emocionante assistir à história de Sofia. Esta é a capa do DVD da série:

 

Mesmo sendo o livro de maior repercussão na carreira do escritor, O Mundo de Sofia não é a única obra de Jostein Gaarder merecedora de tantos leitores apaixonados. A seguir, vocês verão alguns outros livros do autor que eu li e achei igualmente maravilhosos:


Acredito esse seja o livro mais estranho e diferente que já li na vida. Narra a história de Hans-Thomas e seu pai, que partem em uma viagem à Grécia para procurar a mãe que os deixou anos atrás. Em determinado momento da história, surge uma narrativa paralela que lembra Alice no País das Maravilhas e faz o livro ficar bastante complexo e estranho. Também aborda questões existenciais, e quem gostou de O Mundo de Sofia vai gostar desse. 




     
     O livro mais triste que li do autor até agora. A história do homem que vendia suas incríveis histórias para escritores sem ideias é muito original, além de possuir características de uma tragédia grega.  








Através do Espelho aborda a morte de forma bastante sutil e sensível ao nos mostrar a história de Cecília, uma menina que está prestes a partir e recebe a visita de um anjo que irá prepará-la para isso. O livro é lindo e poético e agradará a todo tipo de leitor.
 




Um dos melhores livros de Gaarder, narra a história de um casal com perspectivas diferentes sobre a vida: ela acredita no plano espiritual, ele, na ciência. As ideias trocadas pelos personagens, cada um defendendo seu posto de vista sem atacar o outro, são ricas e levam o leitor a refletir. E também é um livro triste, mas não o tempo todo.
 






A Garota das Laranjas foi o livro do autor que eu menos gostei, mas recomendo mesmo assim. Narra a história de um jovem que, por meio de uma carta, conta ao filho a misteriosa trama que envolve a garota das laranjas. O livro trata de amor e morte da forma que só Jostein Gaarder sabe fazer.
 








Comprei Vita Brevis faz muito tempo, mas ainda não li. Não posso falar muito sobre esse livro, mas comecei a lê-lo uma vez e não gostei muito. Achei a sinopse um pouco confusa, mas interessante. Vocês podem clicar aqui e ler essa sinopse. 









Outros livros do autor que eu ainda não tenho (mas quero ter todos!):






Vocês já leram algum livro do Jostein Gaarder? O que acharam? Conhecem algum desses livros? Me contem nos comentários!

   Abraços e até mais! 


 



17 comentários:

  1. Alem de Sophia, tenho o pássaro raro, que eu achei interessante mas nao foi algo tãão marcante! Li tb Um dia de curinga, que eu adorei muito! Foi quando descobri que ele tem esse dom de criar fantasia para nos fazer pensar, fantásico! Adorei a coluna, me lembrou de um autor que ainda tenho mto que ler hahaha!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu também gosto bastante dele.
    Há um tempo atrás, estava numa onda de ler todos os seus livros mas não cheguei a ler todos Li: O Mundo de Sofia (claro), O Dia do Curinga (muito bom esse!), Vita Brevis e também li Através do espelho (mas faz muuiiiiiito tempo!).
    Gostei dessa sua postagem.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  3. Nossa,não conhecia esse autor nem o esse livro O Mundo de Sofia que me pareceu muito bom bateu um curiosidade de ler este livro .

    beijos

    http://feninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Já li mais da metade de O Mundo de Sofia, mas não consegui terminar. Pretendo ler de novo. Quero ler outros do autor também. Amei o post!
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu só li O Nundo de Sofia. Isso faz algum tempo, mas lembro bem da trama. Meu filho mais velho era pequeno e, depois que se tornou adulto, leu o livro por minha recomendação. Depois esqueci desse autor. Agora vejo no seu blog que ele tem uma produção literária muito interessante, na mesma linha. Creio que voltarei à ele. Parabéns pelo artigo. Voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha conhecimento deste autor. Não lembro de ver nenhum livro dele também. Agora fiquei com vontade de conhecer, heheh! Pela sua descrição ele parece ser bom mesmo :D

    http://www.entrelinhasdavida.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu não conhecia esse autor e fiquei com curiosidade de ler seus livros. Gostei bastante das descrições.
    Abraço.
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    Adorei teu post!
    Muito bem explicativo e organizado hihi
    nunca li nada dele :/ minha sogra tem um livro dele, talvez eu leia...
    tenho curiosidade em ler Maya, hihi.
    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/05/em-busca-de-wondla.html

    ResponderExcluir
  9. Meus professores vivem recomendando que os alunos leiam O Mundo de Sofia, em uma dessas recomendações eu decidi que iria ler ele, então procurei para comprar, mas como ele é meio carinho, fui atrás de uma troca, consegui oo/ E ainda mais é a versão antiga, que eu simplesmente acho linda, mas não comecei a leitura ainda, pretendo ler em breve, mas tudo depende do tempo que eu terei, até porque ele é grandinho e pelo o que sei é preciso ter paciência na leitura :c Mas enfim, adorei o post, as outras obras dele também parecem bem interessantes e as capas são um arraso <3

    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Li ano passado na escola O Mundo de Sofia e adorei, mas li pelo da biblioteca, mas agora eu quero lê-lo e só tem nessa nova edição! Quero muito achar na capa antiga que é maravilhosa! Ah, também quero ler os outros livros desse autor!
    Adorei seu blog!
    Beijos Isa!
    http://isanopaisdasmaravilhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    adorei o seu post, muito interessante. Desse autor só li o Mundo de Sofia, mas agora, que através do seu post me fez conhecer mais obras desse autor, pretendo ler mais livros dele.

    Abraços e boas leituras!!!

    http://ameninaeovento2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Quantos livros desse autor! Minha irmã leu apenas o Mundo de Sofia, e todos dizem que é muito bom!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/2014/06/dica-de-musica-plastiscines.html

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar de Mundo de Sofia mas, nuca senti muita vontade de ler....

    ResponderExcluir
  14. Gostei do post, muito interessante. Já faz um tempo que estou de olho no livro O Mundo de Sofia, parede ser bem interessante. :)

    ResponderExcluir
  15. Que post bacana! Eu tenho O Mundo de Sofia mas ainda não li. Recentemente é que fiquei sabendo da adaptação para a TV.
    Li Através de um Espelho, que é lindo, profundo e triste, e também Ei, tem alguém aí? Eu recomendo este último, pois tem reflexões bem interessantes.
    Beijo!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. quero ler muitoooo através do espelhoooo

    ResponderExcluir
  17. Comecei a ler O mundo de sofia, e já assisti a mini serie, que foi bastante interessante, fiquei me perguntando "De onde surgem essas cartas?". E a cada nova pergunta eu me questionava junto.

    http://acordamagrelissa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir